domingo, 16 de dezembro de 2012

Porquê não fiar em sugestões de investimento?

Bom dia,

Neste fim-de-semana, venho falar sobre algumas sugestões de investimento, nomeadamente:

  • Sugestões de investimento dos bancos;
  • Gestores de carteiras;
  • Sistemas automáticos de trading;
  • Serviços de Sinais;
  • Corretoras fraudulentas;

Sugestões de investimento dos bancos:

Muitas vezes, basta que tenhamos um produto financeiro ou sermos clientes do intermediário financeiro para recebermos uma newsletter de investimentos (diária, semanal ou mensal) com os produtos mais contratados, mais rentáveis e alguns comentários aos mercados. Para além disso, existe uma coisa muito curiosa: as sugestões de investimento.

Por curiosidade, em Agosto criei um portefólio no google finance com as recomendações para o Psi-20, no final de 2012. Para além disso, criei outra carteira com a carteira agressiva recomendada pelo banco.

Vamos ver os gráficos:


 Imagem 1: Carteira agressiva;

Rentabilidade da carteira agressiva: -4,06% (sem comissões);

Imagem 2: Carteira de recomendação dos preços do Psi-20, no ano de 2012;

Rentabilidade da carteira de recomendações para o final do ano de 2012: 6,98% (sem comissões);

Como podemos observar, a carteira agressiva sofreu uma queda de 4%, devido ao facto do sector dos serviços não estar na maior das condições. Em contra-partida, o Psi-20 não esteve em bear Market, o que fez com que houvesse uma valorização de 7% (6,5% líquidos).

Atenção: Eu não estou a referir que as análises estão más, mas estou a referir que os analistas apenas analisam as recomendações de 3/9 em 3/9 meses. Isto claro, reflecte que a análise daqui a um mês pode não estar ajustada ao mercado actual. Face a isto, muitas entidades colocam esse aviso no final:

Imagem 3: Letras pequenas nas newsletters de investimentos;

Para além disto, ainda não referi que alguns analistas propõem limites irrealistas para vender as acções (alguns colocam o preço alvo em 100% do preço actual).

Assim sendo, não convém fiar nestas newsletters, visto que qualquer cliente pode comprar 10 acções do Psi-20 e tem o mesmo retorno.

Gestores de Carteiras:

Se não tem tempo para aprender a investir na bolsa ou nos mercados, e quer ser um milionário, esta é a burla indicada.

Por muito que possam pensar que um "profissional" pode investir melhor que vocês, a realidade não é bem essa. A maioria das pessoas gostam de se aproveitar da boa vontade das pessoas, apropriando-se de capitais e investindo desenfreadamente no mercado, sem qualquer conhecimento. Face a isto, quando esse "profissional" é apanhado, já é tarde demais para reembolsar os capitais aos seus clientes.
É verdade que existem "profissionais" que investem à 30 anos no mercado (alguns gestores de fundos de investimento, por exemplo), mas isso é mais uma excepção à regra.

Concluindo: Um gestor de carteiras é alguém a quem nós entregamos o nosso dinheiro precioso a um estranho de modo a tentar obter alguma rentabilidade.

Caso ainda estejam a pensar nisso, podem procurar na internet por reviews de alguns gestores de carteiras a nível internacional.

Sistemas automáticos de Trading:

O mercado de internet já se encontra saturado de sistemas automáticos de trading (EA em Inglês, que significa Expert Advisor), o que faz com que seja das maiores burlas a nível internacional.

Mas antes de nos aprofundarmos neste assunto, o que são Sistemas automáticos de Trading?

Basicamente, um Sistema automático de Trading é um robô que coloca ordens no mercado, por nós. Ou seja, enquanto estamos na praia a apanhar sol, o robô está em casa a "fazer" dinheiro.

Os EA's foram criados, parecem prever o futuro no mercado apenas porque eliminam as emoções que nos passam pela cabeça quando abrimos uma ordem no mercado. Com um EA, é uma grande vantagem porque essa parte é eliminada o que, teoricamente, nos permite ganhar mais.

Este sistema até era capaz de funcionar, se o mercado fosse sempre o mesmo, e não andasse sempre a alterar (pouca volatilidade, aversão ao risco, apetite pelo risco, indicadores, etc etc). Como o sistema não se consegue adaptar ás condições de mercado, acaba por rebentar a conta.

No entanto, existem vários tipos de EA's (Expert Advisors), os gratuitos e os comerciais:

- Gratuitos: Sistemas criados por investidores que buscam sistemas muito tímidos que operam apenas em condições de mercado ideais (em que as probabilidades de fechar a ordem com lucro é muito elevada).
Com estes EA's, pode haver longos meses em que não ocorra nenhuma ordem, mas é pelo bom nome da gestão de risco.

- Comerciais: Sistemas criados ignorando a gestão de risco, de modo a alcançar grandes lucros. Estes EA's são vendidos prometendo grandes lucros, com pouco capital investido e pouco capital dispensado para comprar.

Portanto, um sistema que consegue duplicar a minha conta e eu só tenha de pagar 20€? Parece legítimo... Porque razão alguém iria vender um sistema que desse tanto lucro, por tão pouco dinheiro? Lembrem-se, não há almoços grátis.

Muitas vezes os vendedores gostam de responder a estes argumentos colocando gráficos como o que está em baixo:
Imagem 4: Backtest a um Expert Advisor;

Depois deste texto utiliza contra-argumentos como "O backtest mostra que a conta cresceu de 1000$ para 71000$", "a conta mostrou-se sempre lucrativa, em mais de 7000 ordens de compra e venda".

Realmente é chocante a facilidade com que as pessoas caem nestes esquemas e, depois de perderem X euros na compra, perderam ainda mais dinheiro na utilização do sistema.

Conclusão: Não existe um EA que consiga manter-se com lucros durante muito tempo, nem consiga prever o mercado. Para além disso, nenhum sistema consegue replicar o meu sistema (ou o sistema de qualquer outro investidor) por uma simples razão: Eu não sei que ordens vou fazer amanhã (ao contrário do robô).


Serviços de Sinais:

Os serviços de sinais são iguais aos robôs, excepto no que trata a abrir a ordem. O Robô dá um alerta e nós poderemos optar por abrir uma ordem, ou não, consoante a nossa confiança.

No entanto, não nos podemos esquecer que estamos a utilizar um sinal que não sabemos como funciona, nem as situações em que o robô dá o alerta. Ao usarmos estes serviços de sinais, estamos a confiar plenamente na pessoa que os transmite... Algo semelhante às sugestões de investimento dos bancos, que já falámos em cima.

Tal como os EA's que falei em cima, estes Robôs usam um conjunto de regras e indicadores e, caso o mercado entre dentro dessas regras, o robô dá o aviso.

Ao ler isto a primeira vez, até parece bom podermos ser nós a executar as ordens por nós mesmos, certo? Errado! Apenas existe algo que se altera em relação aos EA's em cima, as nossas emoções. que é a razão de existirem Ea's, para eliminar essas emoções. Se as voltamos a colocar na presença de um robô, então nem vale a pena tê-lo...

Como disse em cima, este sistema até seria bom, se estivesse programado para responder a todas as condições do mercado. Caso o mercado mude repentinamente, o serviço de sinais continua a dar os sinais, mas de forma errónea.

Como em cima, estes sistemas são vendidos usando marketing agressivo, e mostrando rentabilidades fictícias. Basta pensarmos: Se este sistema tem tanto lucro, porque razão alguém estaria na internet a tentar vender por um preço baixo, e não a preparar as suas próximas férias?

No fim de contas, estes sistemas tornam-se tão famosos como o Euromilhões por um motivo: pretendem gerar riqueza e esperança a quem ganhar o prémio.


Corretoras Fraudulentas:

Como já disse em artigos passados, existem corretoras fraudulentas a operar internacionalmente.

Algumas corretoras fraudulentas oferecem aos seus clientes tudo o que está mencionado em cima, mas claro, com o objectivo do investidor perder o dinheiro investido.

Nota: Todas as outras situações enunciadas em cima, excepto o primeiro ponto, deveriam estar proibidas de serem oferecidas, visto causar um conflito de interesses. Já o primeiro ponto é utilizado por várias entidades, que poderão gerar mais valias ou perda do capital investido.

Link para os artigos:
Tipos de Corretoras;
Os segredos de alguns Market markers;

À poucos dias consegui verificar uma situação na minha plataforma do BEST, enquanto estava a fazer a análise dos gráficos para publicar no blog, vejamos:


Sonae Industría - Na imagem, podemos observar que, de um dia para o outro, o gráfico pode comprometer a análise técnica feita ao final do dia. A diferença de um para o outro é que, no gráfico em cima, não houve tomada de mais valias, enquanto que no debaixo, o título valorizou bastante e houve grande tomada de mais valias. Neste caso, o gráfico correcto seria o debaixo, pois foi assim que o mercado se comportou.

Google - Nesta imagem, podemos ver que existe uma grande diferença a nível técnico (o gráfico correcto é o de baixo). A vela errada indicava inversão de tendência, quando a outra era uma vela simples que indicava muitas ordens de venda.

Apple - Neste caso a imagem correcta é a de cima. A Apple abriu a sexta-feira com um gap gigantesco, mas o Market Maker do Banco Best decidiu, por momentos, eliminar esse gap.


Espero que tenham gostado do artigo deste fim-de-semana.

Bom fim-de-semana,

Leiria Invest






Sem comentários:

Enviar um comentário