Nunca deveremos deixar de prestar atenção ao mercado global. É no mercado global que as eficiências dos bens e serviços se notam mais. Em 2015 o mercado global transaccionou mais de $15,6 biliões. O mapa deste link representa as transacções do mercado global, onde cada ponto representam $1000 milhão.
O mapa é interactivo, podendo até carregar num determinado país para ver só as transacções entre esse país com outros países. Mas, afinal, o que nos mostra esse mapa?
Como podemos imaginar das 3 maiores economias do mundo, o mapa mostra que os fluxos monetários entre os EUA, China e Alemanha são aqueles que saltam mais à vista. A Alemanha, apesar de fazer parte da União Europeia tem a economia mais forte. A Alemanha é o país da UE que mais exporta.
Em relação aos EUA, podemos observar que os fluxos monetários entre estes países estão quase nulos. A balança comercial de bens não representa nada os dados usados por Donald Trump (o que é de esperar).
Mas, mais do que os EUA, temos a China. A China importa $1,9 biliões e exporta $2,1 biliões. Como devem já ter compreendido, a China é o país com mais fluxos monetários. Vejam a China no mapa: