quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Análise do Livro - Midas Touch


Hoje é o dia de falar sobre o livro "Midas Touch - Why Some Entrepreneurs Get Rich-And Why Most Don't." Apesar deste livro não falar sobre investimento, é um livro que supostamente nos ajuda no empreendedorismo. Começamos mal pois o livro começa a falar sobre os dedos das mãos, e a utilizar isso como analogia para a nossa maneira de estar para os negócios.

No meio de algumas lições valiosas, existem outras que simplesmente nem vale a pena falar. Ou melhor, podemos falar nelas de tão más que são.
Have you ever noticed that people who lack the power of focus often lack direction too? They wander, going from one thing to another. To make matters worse, in the world of investing, many so called financial experts recommend people diversify their investment portfolio than focus on high-performance assets. This is why many investor portfolios fail to deliver high returns or are wiped out in a market crash. Again, they lack focus". This is plain wrong and this book should not be published because of this. Someone might follow this advice, with terrible consequences.
Para quem conhece o meu blog, em quase todos os posts falo sobre a importância de diversificarmos o nosso investimento para não sofrermos perdas elevadas. Mas os disparates não ficam nesta frase, olhem aqui:
After my presentation, I can't recall exactly how long it took, but GE finally called me. This was a GE power group (...). They decided to go with my proposal. I was chosen. Focus paid off again.
O autor comete uma falácia onde diz que graças ao seu poder de se focar nas apresentações, conseguiu mais um negócio, no entanto não falou com a GE para saber o que acharam da sua apresentação.

Mas, apesar disso, o livro até aborda questões muito interessantes. O livro indica que temos de cometer erros para aprendermos a gerir melhor o nosso negócio. Os parceiros de negócios também são bastante importantes para garantir que o negócio vai ter futuro, assim como na importância da colaboração nos negócios. O autor até dá o exemplo das salas de aula que nos ensinam a competir em vez de colaborarmos todos para um resultado comum melhor. A McDonald's é uma empresa que é abordada no livro, para ensinar a importância de criarmos um negócio eficiente em todo o processo produtivo e, a Coca-cola foi a última empresa a ser abordada para falar na importância da marca para o negócio.

Não quero estar aqui a falar muito sobre o livro, senão colocava aqui o livro completo. Se ignorarmos os disparates, o livro consegue dar dicas muito úteis no empreendedorismo, temos é de saber filtrar as dicas boas das dicas más.