domingo, 12 de julho de 2015

O Apoio a Cliente na Escolha dos Corretores


Atualmente vivemos numa era repleta de vários intermediários financeiros. Dos mais antigos, que já conquistaram a sua quota de mercado, aos mais novos que querem agora conquistar os seus potenciais clientes.

Os clientes indicam o preço como principal fator decisivo na escolha de um intermediário financeiro. Segue-se a rapidez de execução e a escolha da Plataforma como fator de decisão para a escolha do seu corretor.

Muitas vezes os clientes não ponderam o apoio a cliente como fator de exclusão de alguns corretores, o que poderá ser bastante negativo a longo prazo.

Em Setembro de 2011 o Banco Suíço impôs um limite artificial de 1,20CHF contra o euro. Ou seja, 1 Euro valia o mesmo que 1,20 CHF. Em Janeiro, numa reunião do Banco Suíço, esse limite foi retirado. Isso fez com que o EURCHF e outros pares cambiais (como o USDCHF) caíssem cerca de 3000 pips.


Esta queda deu-se logo no inicio do mercado, colocando muitos clientes com saldo negativo nas suas contas. Quem tinha uma posição longa em pares cambiais contra o Franco Suíço, mesmo com um stop-loss, ficou na mesma com um saldo negativo. Com base nisso, apenas a bondade dos Corretores poderiam salvar as contas dos seus clientes.

Alguns corretores decidiram ficar com um lucro menor, fazendo um depósito na conta dos clientes com saldo negativo, de forma a ficarem com a conta sem saldo. Foi uma decisão recebida com muita alegria pelos clientes lesados, uma vez que já não teriam de pagar o saldo negativo. Destaco a OANDA como corretor líder no apoio a clientes. A OANDA foi um dos corretores que devolveu o saldo negativo aos investidores, nas contas afetadas.

 
Já outros Corretores decidiram optar por enviar um e-mail aos seus clientes, dizendo que teve um lucro elevado com a posição que detinha em pares cambiais contra o Franco Suíço. A XTB foi um dos Corretores que enviou esse e-mail aos seus clientes, e apesar das boas noticias, não se sabe se a XTB devolveu o saldo negativo aos seus clientes.

 

Assim se destaca a importância do apoio a cliente na decisão de um corretor. É algo que, à partida, não entra na lista de ponderações pelos potenciais clientes, mas que no longo prazo torna-se bastante importante. É algo que fará a diferença entre o broker perdoar o saldo negativo, ou o broker obrigar o cliente a pagar as suas dividas.

A Forex Crunch publicou dois artigos bastante interessantes. O primeiro é relativo às reações dos Corretores a este movimento do Franco Suíço, e o segundo relativo aos brokers que não perdoaram o saldo negativo aos seus clientes. Sugiro a todos os leitores que visitem esses artigos:
http://www.forexcrunch.com/snbomb-reactions-from-10-forex-brokers/
http://www.forexcrunch.com/some-brokers-still-going-after-negative-balances/