domingo, 22 de abril de 2018

Hoed & Shouders e outros produtos à venda na Venezuela

Venezuela é um país Socialista. Infelizmente, como em qualquer país Socialista, é o governo que decide os preços de todos os artigos. Isto corre bem quando os preços são justos, mas quando os preços ficam abaixo das expectativas dos fabricantes, estes afastam-se.

Face a isto, existe uma gigantesca falta de produtos essenciais nas mercearias e supermercados. Produtos que variam desde papel higiénico a pão, parece não haver solução à vista neste país com uma inflação a rondar os 2000%.

O video em baixo mostra a dificuldade de obter 8 produtos básicos nas ruas de Venezuela:

Mas existe solução à vista. Os Chineses apoderaram-se dos supermercados e mercearia, com produtos mais baratos do que os parceiros Americanos. Apenas existe um problema: a propriedade intelectual.


Produtos como o Hoed & Shouders apenas custam 32000 bolivares. Em comparação com o produto original, que custa 118000 bolivares, a decisão de compra não é difícil. Desde que o produto funcione, a população simplesmente irá escolher o que estiver nas prateleiras.
A embalagem pode enganar a população, mas a origem chinesa está bem presente na descrição. Infelizmente a lista do conteúdo da embalagem é vaga, quando esta existe, por isso não se sabe se produto é realmente uma cópia ou se o conteúdo é cancerígeno.

Já em relação à propriedade intelectual, é dificil para a Johnson & Johnson ou Procter & Gamble de colocarem estes produtores em tribunal, uma vez que a lei nos países em desenvolvimento podem ser bastante diferentes dos EUA.

No video em baixo podem ver um video do Top Gear a explicar que a lei da propriedade intelectual é bastante diferente na China:


Este artigo foi adaptado da Bloomberg.