sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Análise Diária (4 de Janeiro)

Boa noite,

Hoje o Psi-20 encerrou a valorizar 0,96%, numa Europa mista. Hoje o mercado americanos encerrou em terreno negativo, com receios sobre o precipito orçamental.

Agora, a análise aos títulos mais interessantes:

BPI, D1:

Hoje o BPI finalmente veio testar a sua resistência a um euro, e finalmente vale o dobro do que valia à um ano atrás. É um grande feito para este título.



EUR/USD, D1:

Apesar do abismo orçamental ter assustado os ìndices norte-americanos, tal não aconteceu com a sua moeda. Os investidores correram para comprar o dólar face aos indicadores que saíram no dia de hoje, e também face ao aumento da divida dos EUA. Mais uma vez, o sentimento de mercado arrasou completamente com a minha análise técnica.



Gold, D1:

O ouro revelou uma forte perda, face ao apetite pelo risco, por parte dos investidores. A nível técnico, voltou a negociar dentro de ranges.




Declaração de Risco
A Leiria Invest. não se responsabiliza por decisões de investimento que  se baseiem em informações contidas neste blog.
Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor.

Com os melhores Cumprimentos, 

Leiria Invest

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Análise Diária (2 de Janeiro)

Boa noite,

Espero que todos os leitores tenham tido óptimas entradas neste ano de 2013.

Hoje tivemos a maioria dos Índices Europeus a fechar em terreno positivo, e o Psi-20 não foi excepção. O Psi-20 encerrou a valorizar 2,78%.

Agora, a análise aos títulos mais interessantes:

Eur/usd, D1:

Depois de, finalmente os republicanos e democratas dos EUA terem chegado a acordo para resolver o precipício orçamental, o euro mostrou-se ainda muito forte. Pelos vistos, o acordo tem-se revelado insuficiente para resolver o precipício fiscal, e os maus indicadores americanos vieram o EUR/USD subir até à fortíssima resistência a 1.33000€. Esta resistência tem-se revelado muito forte, pelo que aconselho uma negociação entre ranges, com ordens de venda a 1.33000€, se o sentimento de mercado se mantiver.



Gold, D1:

Depois do Ouro ter tocado na linha de tendência ascendente, ainda em 2012, no primeiro dia de negociação em 2013 vimos uma coisa fantástica. Depois desta quebra da linha de tendência descendente, poderemos vir a dar continuação à sua valorização.



Portugal Telecom, D1:

Apesar das boas valorizações a que assistimos hoje, decidi falar só da Portugal Telecom, pois foi a que se revelou mais interessante.

Depois de testar a sua linha de tendência descendente, não a quebrar e vir quebrar um suporte. No primeiro dia de negociação deste ano, pudemos assistir a um gap enorme neste título. Será interessante ver qual vai ser o seu comportamento nos próximos dias, até porque hoje fez uma vela "doji" (que indica inversão de tendência e indecisão).


Declaração de Risco
A Leiria Invest. não se responsabiliza por decisões de investimento que  se baseiem em informações contidas neste blog.
Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor.

Com os melhores Cumprimentos, 

Leiria Invest

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Análise Anual (31 de Dezembro)

Boa tarde,

Ultimo dia de negociação de acções, neste ano.

Como já olhei para os gráficos do Psi-20, títulos internacionais, forex, metais preciosos e não encontrei nada para comentar, vou aproveitar este dia para fazer uma análise da performance aos títulos deste ano.

Comentarei o ano para cada título, assim como irei colocar a performance desde o dia 2 de Janeiro de 2012 até ao dia 31 de Dezembro de 2012.

Índice Psi-20

Performance anual: +2,93%

Observações: Num ano em que os principais índices europeus fecharam com grandes ganhos. o Psi-20 encerrou este ano com ganhos muito tímidos, nem chegando a vencer alguns depósitos a prazo. No entanto, destaco que estamos em crise e, contando com a conjuntura Portuguesa, este Índice até teve uma média performance.

O "Sell in May and go away" mostrou-se muito forte este ano. Não só a nível internacional, onde este ditado foi criado, como também chegou a atingir fortemente a bolsa Portuguesa.


Altri

Performance anual: +32,33%




Banif

Performance anual: -57,71%


BPI

Performance anual: +96,05%

Observações: Depois da misera performance do ano passado, o BPI despertou este ano quase valendo o dobro do que valia no inicio do ano. Foi a melhor performance do Psi-20, no ano 2012.

BCP

Performance anual: -44,85%

Observações: O BCP continua sem mostrar uma melhoria no seus título. Talvez as consequentes mudanças na estrutura accionista e os sucessivos aumentos de capital não sejam uma solução para este título...

BES

Performance anual: -33,70%

Observações: Um aumento de Capital no BES veio trazer alguma diluição no preço deste título.

Brisa

Performance anual: -15,90%


Cimpor

Performance anual: -34,93%


EDP

Performance anual: -4,22%

Observações: As mudanças do Rating deste título aliados ás obrigações vieram trazer alguma volatilidade, ao longo do ano. A melhor noticia foi a compra da EDP pela Three gorges que até mostrou interesse em apostar nas renováveis. Apesar disso, a performance neste ano continua em terreno negativo.

EDP Renováveis

Performance anual: -15,52%


Galp Energia

Performance anual: +3,34%


Jerónimo Martins

Performance anual: +14,15%

Observações: Nem as perdas do dia 1 de Maio (10 milhões de Euros com a campanha de 50% de desconto, segundo o relatório lançado pela JMT) vieram trazer um mau olhado a este título. A Jerónimo Martins saiu impulsionada com os grandes ganhos no mercado da Polónia.

Mota-Engil

Performance anual: +51,40%


Portucel

Performance anual: +23,98%


Portugal Telecom

Performance anual: -15,75%



REN

Performance anual: -2,61%



Semapa

Performance anual: +5,96%



Sonae Industria

Performance anual: -22,99%




Sonae

Performance anual: +49,67%




Sonaecom

Performance anual: +21,89%



ZON

Performance anual: +27,91%

Observações: A fusão entre a Optimus e a Zon veio trazer muitos bons lucros a quem tinha estes dois títulos. Os ganhos dos dois títulos foram suportados este ano por esta fusão. Só para relembrar, a valorização da zon antes dos rumores da fusão era de +20%.

Espero que todos os investidores tenham conseguido bons negócios neste ano, e espero que ocorra o mesmo para o próximo ano.

O Leiria Invest regressa para o ano, com a continuação das suas análises diárias, comentários sobre as notícias que mexem com os mercados e os seus artigos ao fim-de-semana.

Desejo a todos os leitores e investidores um óptimo ano novo.

Com os melhores cumprimentos,

Leiria Invest