quarta-feira, 5 de julho de 2017

Seedrs - Investimento em Start-ups

No meu artigo de hoje venho falar sobre a Seedrs. Eu próprio sou um investidor na Seedrs, mas não o recomendo a todos os investidores.
Todos os investidores podem-se inscrever na Seedrs. A Seedrs é completamente gratuita e, com investimentos a começarem nos 10€, é recomendada aos investidores que pretendam diversificar os seus investimentos, assim como a investir em Start-ups.

A Seedrs nasceu de uma necessidade. Por um lado, investidores não tinham nenhuma plataforma para investir em negócios, e do outro, os empreendedores tinham bastantes problemas em reunir financiamento necessário para o efeito.
Por exemplo, existe a Kickstarter, uma plataforma americana que pede donativos para os empreendedores realizarem os seus projectos. A Seedrs é semelhante, mas em troca dá uma percentagem da empresa, proporcional ao investimento.  Foi aprovada pelo regulador do mercado financeiro britânico, Financial Conduct Authority (FCA), pelo que se encontra totalmente legal e regulada.

A melhor parte desta plataforma é que tem origens Portuguesas. Carlos Silva, o português que criou a Seedrs estava em Oxford a tirar um MBA e tinha várias ideias de negócio. O problema de arranjar financiamento para os seus projetos foi resolvido ao criar a Seedrs.


O mercado secundário foi outra grande inovação que apareceu há pouco tempo na Seedrs. Os investidores podem vender as suas acções a outros investidores, e tudo isto sem qualquer custo. Todas as terças feiras o mercado secundário abre para que estas trocas ocorram entre os investidores. Na imagem em cima podemos ver os números alcançados com esta inovação.

O investimento em startups não é para todos, principalmente quando nem podemos deduzir fiscalmente o nosso investimento em sede de IRS. Ao se registarem na plataforma vão ser avisados que os investimentos que vão fazer são de alto risco e têm de compreender o risco que vão ter ao fazerem esses investimentos. Após a leitura o potencial investidor podem aceitar ou não.

Informo também que todos os potenciais investidores têm de ter uma ideia mínima de como avaliar uma empresa. Se virem o Shark Tank Americano já podem ter uma ideia de avaliações ridículas que, por vezes a mais, as startups têm. Se virem ums startup com uma avaliação de £1 milhão só com uma ideia e sem vendas nenhuma, aconselho a fugirem rapidamente dessa página.

https://www.seedrs.com/