quinta-feira, 23 de junho de 2016

Companhias Aéreas: Quanto Pagam por Combustível?

O ano de 2015 ficou marcado pela descida abrupta dos preços dos combustíveis.



Nos mercados internacionais, os combustíveis caíram de $110 o barril para $50. Uma queda de 50% no preço dos combustíveis. Para nós, que utilizamos os combustíveis no nosso dia a dia, não acumulamos stock desta matéria-prima, mas o mesmo já não se pode dizer das companhias aéreas.

Existem inúmeras companhias aéreas a operar no mercado europeu. As low-cost, como a Ryanair e a EasyJet, e outras como a Tap, a British Airways e a Air France. Estas companhias aéreas têm um desafio pela frente, que passa por colocar um preço de um bilhete futuro sem saber o preço dos combustíveis nesse mesmo futuro.

Algumas companhias aéreas escolhem os futuros como o instrumento financeiro ideal para se precaverem desta variação dos preços dos combustíveis. Como sabem, os futuros permitem que a pessoa compre hoje um ativo que efetivamente irá transaccionar no futuro. Esse ativo tem um preço teórico e é sobre ele que as companhias aéreas muitas vezes se baseiam ao colocar o preço no bilhete. A companhia aérea compra um contrato futuro para se salvaguardar das variações positivas no preço do combustível e, depois, poderá liquidar esse contrato na data do bilhete, garantindo um ganho (caso o preço do combustível seja superior).

No entanto, este resultado pode ter consequências catastróficas, como foi em 2015.
Por exemplo, o CEO da Delta Ed Bastian admitiu à Bloomberg:
“We’ve lost over the last eight years about $4 billion cumulatively on oil hedges”
Infelizmente estas perdas refletem-se nos preços dos bilhetes, imputado esta perda para os clientes. Ainda assim, os dados relativos à quantidade de petróleo que é protegida num contrato de futuro é privada e difere de companhia para companhia. São muitas as empresas a operar no mercado e cada uma tem a sua estratégia, sendo que essa estratégia é um espelho do pensamento dos gestores dos ativos e matérias primas da empresa.

No entanto, companhias como a Delta estão a ser forçadas a aumentar os preços dos bilhetes para manterem os lucros, enquanto que outras companhias como a Ryanair aumentaram os seus lucros graças à diminuição dos preços dos combustíveis.

Vejam aqui os preços atualizados dos combustíveis nos mercados internacionais: http://www.nasdaq.com/markets/crude-oil.aspx?timeframe=3y