Durante muitos anos os restaurantes Americanos confiaram no sistema dar gorjetas para pagarem aos seus empregados de mesa. Infelizmente este sistema traz muitos problemas para vários intervenientes. Desde os problemas na avaliação da gorjeta aos desníveis de rendimentos entre cozinheiros e empregados de mesa, será que a poupança que o dono consegue compensa tudo isto?
O programa Adam Ruins Everything já abordou este problema.
Apesar de dar gorjeta ser algo que está muito assente na America, os seus antepassados consideravam a gorjeta como uma forma de corrupção. A premissa da proporcionalidade entre a percentagem da gorjeta ser maior com um bom serviço também já foi arrasada, por um estudo em 2001. Pior que isso é um estudo que conseguiu encontrar racismo nas gorjetas. O estudo concluiu que os empregados de mesa brancos ganhavam mais que os de outras raças.
Com isto em mente, a adicionar ao facto do ordenado mínimo estar a aumentar em vários estados dos EUA, os restaurantes estão a eliminar a possibilidade dos clientes darem gorjeta. Está a ser uma revolução por todo o país, onde podemos verificar uma mudança de mentalidades entre os trabalhadores, os donos dos restaurantes e os clientes. Já existem vários restaurantes que estão a pagar um ordenado decente aos seus empregados, pondo um aumento proporcional no preço da comida.
O Washington Post até dedicou um video para abordar o assunto, que eu aconselho a verem.
As reacções não podiam ser melhores. Os clientes já não têm que lidar a fazer contas, os empregados já não estão dependentes do movimento do restaurante para terem um rendimento interessante e os cozinheiros deixam de sentir-se abandonados.
Sem comentários:
Enviar um comentário